Descubra como funciona o Clubhouse – o novo aplicativo de áudio, que virou febre no último mês e que pode trazer visibilidade para o seu negócio!
Cada dia é uma novidade que surge na internet. A partir dela, criamos novos hábitos e aprendemos a utilizar novas ferramentas com uma facilidade enorme, como é o caso do Clubhouse.
Lançado em abril de 2020, foi no começo deste ano que o aplicativo “estourou” no Brasil. Atualmente, a rede social já tem mais de 10 milhões de usuários.
Afinal, o que é o Clubhouse?
O Clubhouse lembra bastante um podcast: é uma rede social baseada em áudios, só que sem edição. Nele, é possível participar de salas separadas por temas, para ouvir e discutir algo do seu interesse. Além disso, também é possível criar uma biografia (como no Instagram), seguir pessoas e compartilhar salas com os seus amigos.
Seu objetivo é reunir pessoas para discutir sobre temas diversos, como tecnologia, viagens, empreendedorismo e marketing. Dias após estourar no Brasil, famosos como Boninho, Anitta e Tatá Werneck já estavam criando conteúdo por lá.
Mas também existem algumas “regras” no aplicativo, e é isso que vamos descobrir a seguir.
Como funciona o aplicativo?
O Clubhouse está disponível para o sistema iOS e Android e para acessá-lo é preciso um convite (cada usuário tem até dois convites para enviar aos seus contatos).
Existem salas com diversos temas e os bate-papos acontecem ao vivo, sendo possível participar como speaker (usuários autorizados pelo anfitrião a falarem durante o chat) ou como listener, os ouvintes. Ao se cadastrar, é possível selecionar temas de interesse e assim receber sugestões de sala, tornando a experiência ainda mais dinâmica e personalizada.
Também existe a possibilidade de criar salas abertas ou privadas, sendo o limite de 5 mil pessoas simultaneamente. Além de chats ao vivo, o anfitrião também pode agendar eventos e os listeners podem ativar as notificações para não perdê-lo.
Como utilizar o Clubhouse para o seu negócio?
Apesar de ser novidade para muita gente, os empreendedores brasileiros entraram com força na nova rede social. Por lá, é possível participar de conversas com Camila Farani, Tallis Gomes e Flavio Pripas. O motivo? Além do conteúdo de qualidade, a plataforma é excelente para gerar relacionamentos – o famoso networking.
Em uma entrevista à revista Exame, o fundador do EasyTaxi e da Singu, Tallis Gomes, disse que os debates são superiores aos de outras redes sociais, pois o uso do áudio torna as conversas mais aprofundadas e diretas.
Para Camila Farani, “podemos observar a estratégia de marketing (gatilho de escassez) apenas ao entrar no aplicativo, já que para participar é necessário um convite.”
Crescimento e networking
Uma vez no aplicativo, a possibilidade de networking é enorme, pois várias empresas, celebridades e executivos estão por lá. Ou seja, é mais fácil se conectar com pessoas que talvez a sua marca jamais encontraria – uma oportunidade para gerar leads estratégicos.
Ainda em isolamento social, o Clubhouse apresenta uma dinâmica parecida com grandes eventos, mas de um jeito simples: acesso a conteúdos relevantes em um clique.
Construção de autoridade
O Clubhouse é uma plataforma que permite às empresas se posicionarem no mercado; ao criar salas específicas ou participar de bate-papos como speaker, você tem a chance de se tornar uma autoridade, trazendo visibilidade para a sua marca. Além disso, as salas abertas são uma forma de manter-se antenado em mais de um tema por vez e gerar insights que podem ser valiosos para a sua empresa.
Como vimos, o Clubhouse é uma oportunidade de conteúdo e networking, mas, se não for usado estrategicamente, será apenas mais uma rede social para ocupar o nosso tempo durante o dia.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Clubhouse, é hora de avaliar se faz sentido ou não para a sua empresa.
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