Gênero na publicidade: pesquisa revela que 45% das mulheres aparecem em anúncios no Brasil

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Gênero na publicidade: pesquisa revela que 45% das mulheres aparecem em anúncios no Brasil

A participação das mulheres, como representação de gênero na publicidade, aumentou cerca de 4% nos últimos 10 anos. Instituto analisou 2,7 milhões de anúncios no Youtube.

Um recente levantamento de dados feito pela Geena Davis, atriz vencedora do Oscar e fundadora do Instituto de Gênero na Mídia que leva o seu nome, mostrou como a presença feminina tem impactado – mesmo que aos poucos – a representação de gênero na publicidade e como o público é atingido.

O questionamento que fica é: quem tem mais espaço na mídia e o que é mais relevante para trazer resultados? Além dos 2,7 milhões de vídeos, também foram analisados mais de 550 bilhões de visualizações, dentre 51 mercados diferentes, e o estudo revelou que, no mundo, a presença feminina na tela é de 44%, enquanto a masculina é de 56%.

No Brasil, as mulheres têm mais tempo de tela em anúncios de Varejo (63%), Bens de Consumo Não Duráveis (65%) e Saúde (47%). Entretanto, de acordo com o Instituto, a presença das personagens femininas em anúncios melhora a mensuração dos resultados de visualizações, um levantamento de cerca de 56% das pessoas que assistiram. Isso mostra, aos profissionais de marketing, a importância da inclusão e representação de gênero na publicidade.

Quando o Youtube exibe vídeos e anúncios em que há um equilíbrio entre homens e mulheres e traz a representatividade, os resultados são mais efetivos e o número de visualizações são maiores.

Por outro lado, anúncios e campanhas que reforçam os estereótipos negativos relacionados ao valor da mulher na sociedade, como limpar a casa ou serem vistas com roupas provocativas, também trazem resultados negativos. Segundo o estudo da iniciativa Tribos Femininas da JWT, 66% das mulheres param de assistir a uma campanha que reforça esses estereótipos.

“A representação na publicidade é especialmente influente na definição dos valores sociais, dado o grande volume de anúncios a que estamos expostos diariamente”, afirma Geena Davis.

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