Identidade de marca agora é muito mais que a linguagem utilizada

Estamos aqui, no ano de 2024, e a sua marca ainda aposta em somente mudar o logo, fazer outra descrição e atualizar a identidade visual como forma de se renovar.

Errada ela não está — mas falta muita coisa para colocar a palavra “renovada” na lista de definições da sua nova identidade.

Aliás, por “muita coisa”, queremos dizer que falta o essencial: novidades, mesmo! Hoje, as marcas procuram renovar a identidade usando gatilhos mais eficientes. Vamos a eles!

Trabalhando uma identidade de marca realmente renovada

Bom, para começar, o que, além desses mecanismos que listamos, é utilizado pela sua empresa? No marketing digital, nós podemos ir muito além da “roupagem” da sua marca, inserindo nela algumas novidades sensoriais para trabalhar além do visual.

Hoje, temos, à disposição da identidade de marca, as ferramentas interativas

Não estamos só falando sobre enquetes, quiz, votações e outras ferramentas do Instagram, mas de coisas com as quais o lead e a sua marca podem se conectar além do nível de interesse pelo produto ou marca em si.

Pense: para fazermos as pessoas se interessarem sobre nós, temos de nos mostrar mais do que apenas o “fulano, que trabalha ali, estudou em tal lugar e tem vinte e tantos anos”. É uma descrição que pode mostrar exatamente o que você é — mas não desperta interesse.

Há um milhão de pessoas que podem ser descritas assim — e um milhão de marcas ao redor do mundo que estão falando exatamente o que você fala: “Somos uma empresa de São Paulo que valoriza a empatia com foco em crescimento sustentável”.

A diferença entre as que obtêm sucesso, e as que não o têm, está nas marcas culturais bem traduzidas em recurso audiovisual.

Adicionando autenticidade e buscando conexão verdadeira com o lead

Para fazer a sua identidade de marca atraente, considere o exemplo acima onde mencionamos que, para se tornar mais atraente, não basta se descrever.

Você, provavelmente na sua vida pessoal, busca prender o interesse das pessoas, demonstrando que tipo de atividades você faz, o que você come ou o tipo de música e artista que você mais gosta, certo?

Pense que a sua identidade de marca também pode se beneficiar dessas conexões mais pessoais, sensoriais. Isso é chamado de marketing sensorial — uma estratégia que apela para o gatilho positivo sobre os sentidos humanos, nesse caso a música!

O exemplo da música é excelente, e certas plataformas (como Instagram) possibilitam o uso da ferramenta “Música”, que pode tornar um conteúdo maçante e engessado em algo mais relacionável aos olhos do consumidor.

Marketing Sensorial

Vamos pegar um exemplo de oportunidade desse tipo de gatilho: a IFPI, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica realizou um estudo a respeito do consumo de música ao redor do mundo.

Nele, descobriu-se dados interessantes a respeito do tipo de música consumida, a frequência e — principalmente — o canal em que esse tipo de consumo se dá. No estudo, constatou-se que os brasileiros convivem com música durante 24,9 horas por semana, contra a média internacional de 20,7 horas.

Isso significa que o brasileiro tem a música como canal mais viável de comunicação do que o resto do mundo. Se aproveitando de músicas em popularidade, ou de músicas parodiadas, a sua marca pode causar mais gatilhos sensoriais no mercado brasileiro.

E, hoje, com o avanço de recursos de criação musical e de inteligências artificiais capazes de modular o som muito acessivelmente, a música pode ser parte indispensável da identidade de marca da sua empresa.

Meios de Utilizar Marketing Sensorial

Pensando que a sua marca possa realizar eventos, pontos de venda física e demais outras ações públicas, a música pode ser um ótimo complemento para que o resultado dessas facetas aumente.

Imaginando que, em um evento como congressos ou feiras de negócios, haja um estande para sua marca, é excelente utilizar a música como chamariz. 

Supondo que sua empresa trabalhe com o agronegócio ou energia sustentável (que aproveitam, frequentemente, dos mesmos locais para eventos), o tipo de música mais escutado naquela região é uma excelente pedida para montar uma playlist a ser trazida junto da equipe, produtos e infraestrutura, tornando o ambiente mais acolhedor, por exemplo. 

Essa tática é empregada há muito tempo — mas pelo varejo! Nas redes sociais, é possível até mesmo se aproveitar das músicas licenciadas para trilha sonora, mas sem nenhum custo relacionado.

As oportunidades do marketing sensorial na identidade de marca são imensas — e não se resumem à música.

Impulsione a autenticidade da identidade da sua marca!

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