Inteligência Artificial: a influência da IA na atualidade e sua atuação no futuro

Com o poder de simular a mente humana, a Inteligência Artificial tem sido cada vez mais influente em diversos campos, como educação, marketing e artes.

A Inteligência Artificial é sinônimo de evolução tecnológica. O recurso, que traz uma inteligência similar à humana, tem conquistado grande participação em diversas áreas.

Por meio da IA, já é possível criar um provador de roupa virtual, ou até mesmo ajudar a concluir uma sinfonia inacabada de Beethoven

Ela também é capaz de atuar no marketing digital, otimizando anúncios por meio da sua Machine Learning. Sua participação também está presente no mundo da educação, sendo tema de uma importante pesquisa. 

2021 Global Learning Landscape

blank

A HolonIC., plataforma norte-americana de inteligência educacional, lançou recentemente a 2021 Global Learning Landscape. Uma espécie de tabela periódica, que aponta caminhos para o futuro da educação.

Um dos objetivos das pesquisas feitas pela plataforma é analisar os efeitos que a IA produz na área educacional. Alguns dos critérios utilizados  nesses estudos são contexto, propósito e tecnologias.

Knowledge – conhecimento em português – é um dos elementos presentes na tabela.

Ele diz que os avanços da inteligência artificial permitem o desbloqueio de uma grande quantidade de dados, descobrindo novas ideias, padrões, conexões e consequentemente, novas formas de conhecimento.

Tudo isso, feito por meio de poderosos e inteligentes sistemas de busca, que fazem parte de sites e mídias sociais. O elemento da planilha também aponta que cada vez mais é possível adquirir conhecimento de novas maneiras.

Plataformas de áudio e vídeo são um ótimo exemplo disso, locais nos quais são veiculados tutoriais e podcasts, que transmitem informações importantes nos dias atuais.

Esse crescimento mostra que as crianças devem ter esse contato com a IA desde cedo, para utilizar a ferramenta corretamente e para lidar com os pontos negativos dela. 

Pontos positivos e negativos

blank

Apesar dos pontos positivos, como inovação e a rápida solução de problemas, a IA é tema de diversas discussões. O documentário “O Dilema das Redes” (Netflix, 2020) expõe os perigos da inteligência artificial. Manipulação de informações e jogos psicológicos são algumas dessas ameaças, criadas pela AI, tendo as mídias sociais como plataforma. 

Uma das principais características da inteligência artificial são algoritmos. Pedro Arthur Nogueira, CEO da VJam, escreveu no artigo “Midiatização do Consumo: Práticas do consumo midiatizado sob a lógica dos algoritmos” que os consumidores das redes sociais também são produtores de conteúdo. 

Isso requer uma grande responsabilidade, pois o ambiente é propício para a proliferação de fake news, que podem ser direcionadas através dos algoritmos, administrados pela inteligência artificial.

Essas questões podem fazer com que sejamos muito mais influenciados por coisas que equipamentos digitais podem fazer. Os jogos psicológicos podem afetar nossas tomadas de decisão, tornando-nos ainda mais vulneráveis a essa tecnologia. 

O artigo faz parte do e-book 10 Anos de Propesq P – Consumo, Existência, Resistência”, criado para o “X Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda”, em 2019. 

Futuro da Inteligência Artificial 

blank

Com sua implantação e crescimento, é necessário se preocupar com o futuro da IA Além de ensiná-la nas escolas, é fundamental que profissionais analisem os serviços executados por ela. Através desse estudo, será possível melhorar as ações orientadas por seres humanos que são feitas pela IA, permitindo que humanos e máquinas possam trabalhar juntos, diversificando e ampliando os campos de atuação. 

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

Continue acompanhando o nosso trabalho. Acesse nosso blog, onde você irá encontrar tudo sobre marketing digital!

× Como posso te ajudar?