Marketing em 2021: como se preparar para o mercado digital?

Saiba quais são as tendências de marketing em 2021 e por onde começar para se preparar para o mercado em tempos de transformação digital

O ano de 2020 ficou marcado pela crise sanitária e econômica no Brasil e no mundo, causadas pela pandemia de Covid-19, e pela aceleração da transformação digital. Muitos negócios precisaram se reinventar para sobreviver e continuar no mercado, migrando para o digital. A nova década foi decisiva para prever novas tendências nos próximos anos, inclusive no marketing em 2021.

Desde o início do isolamento social, em questão de poucos meses, o e-commerce, por exemplo, ganhou grande destaque no mercado, e as compras online tiveram um forte impulso se comparadas aos últimos anos. Segundo dados do Serasa, o Brasil foi o país que registrou a maior alta de compras online de produtos domésticos na pandemia.

O crescimento do mercado digital já era um fato, e os desafios da nova década provou que as pessoas e empresas precisam, cada vez mais, se reinventar e migrar seus negócios para o ambiente online. Agora, está na hora de se preparar para o próximo ano. Confira as principais tendências previstas para o marketing em 2021, segundo o estudo Global Marketing Trends 2021, da Deloitte.

As 7 Tendências de Marketing em 2021

Falta pouco para o fim do ano de 2020, então é preciso começar desde agora a pensar no planejamento de marketing e gestão para o próximo ano. A pesquisa global aponta pelo menos 7 tendências que são importantes aos negócios que estão no digital ou ainda vão migrar para a internet.

Propósito

As pessoas e empresas precisaram se reinventar às pressas para se manterem ativas no mercado. Isso leva à reestruturação das estratégias, pensamentos, postura da marca e, entre outros fatores, que fazem as organizações terem o conhecimento do porquê de existir, quem de fato são e o que elas podem entregar.

Agilidade

Esse é o momento ideal de apostar nas ferramentas digitais para tornar o “agile marketing” (marketing ágil) uma realidade às organizações e ao mercado. A pesquisa destaca que a agilidade requer uma visão organizacional unificada, que pode ser obtida por meio da plataforma de dados do cliente.

Experiência Humana

Apesar da aceleração da transformação digital, não podemos esquecer da experiência humana. Para 2021, as empresas devem direcionar seus valores, potencializando esta conexão humana e relações interpessoais, mesmo no ambiente virtual.

Confiança

Estabelecer a confiança entre a organização e os consumidores sempre foi e será prioridade. O mais importante é olhar para o que as pessoas valorizam, e não o que e como elas são. Isto é, garanta que aquilo que você promete esteja alinhado com sua competência para atender às reais necessidades dos clientes.

Participação

O comportamento dos consumidores também passou por mudanças. Cada vez mais conectados e ativos, as organizações precisam mudar a maneira como se engajam com consumidores e em qual canal.

Fusão

Mais uma vez, a experiência do cliente é a prioridade. Para facilitar e ajudar ainda mais os clientes, as organizações devem criar experiências inovadoras por meio de parcerias entre indústrias e setores.

Talentos

Novos tempos demandam novas habilidades. Em 2021, também vai ser um ano de mudanças, não só na vida das pessoas, como no cenário de marketing. A pesquisa aponta que os talentos devem evoluir ao mesmo tempo em que o setor se posiciona como diferencial competitivo.

As projeções e tendências de marketing em 2021 devem ser levadas em consideração nos planejamentos e estratégias desde agora. Você pode contar com o apoio da Virtual Jam para desenhar um planejamento eficaz de janeiro a janeiro. Afinal, quando o assunto é marketing digital, a VJam sabe!

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