Marketing para Black Friday: Tudo o que você precisa para vender mais!

Saiba o que fazer para suas ações de marketing para Black Friday darem resultado durante todo o período de ofertas e como reter e fidelizar clientes após a data.

O ano de 2020, apesar de toda dificuldade causada pela crise, foi um grande ano para o e-commerce brasileiro, que faturou mais de 40 bilhões de reais desde janeiro. Agora, em novembro, vai acontecer a data mais importante para lojistas, e a mais aguardada por consumidores: Black Friday. Ainda não pensou nas ações de marketing para Black Friday? Então continue lendo para saber como potencializar as vendas na internet durante e após a data promocional!

A Black Friday 2020 está on!

Neste ano, o evento vai acontecer no dia 27 de novembro. A data está próxima, mas ainda dá tempo de planejar sua campanha para a Black Friday e também para o pós. Como a tecnologia e internet foram grandes aliados durante o longo período de distanciamento social, novos hábitos de consumo surgiram.

A pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou um crescimento de 77% nas vendas online, em comparação a 2019. Já em relação à Black Friday 2020, a ABComm e Ebit/Nielsen estimam que o faturamento das vendas pode superar os resultados de 2019, quando houve um recorde de vendas online.

“Mas o meu negócio é B2B, e agora?” Tudo bem! As ações de marketing para a Black Friday podem ser aplicadas para qualquer modelo e tipo de negócio, seja B2C (Business-to-Consumer) ou B2B (Business-to-Business). A data é uma ótima oportunidade tanto para vender produtos, como para fechar negócios.

Quer começar a planejar suas campanhas, mas não sabe por onde começar? Então, confira as dicas das VJam para você potencializar os resultados durante e após a Black Friday!

Planejamento estratégico

Antes de tomar qualquer decisão, tenha um planejamento estratégico em mãos. Defina com clareza quais são as metas e objetivos que você deseja alcançar e quais produtos e serviços serão colocados na promoção. Para isso, você pode começar respondendo três perguntas bases:

– Qual produto e/ou serviço são mais buscados?

– Qual será o desconto oferecido?

– Quem é o seu público-alvo e onde estão localizados?

Não basta escolher qualquer produto e colocar um “super desconto” e enviar para todas as pessoas na sua base. É importante que você crie um planejamento para a campanha pensando no começo, meio, fim e também no pós. Afinal, com os resultados finais das compras dos produtos e/ou contratação dos serviços que estavam em oferta, fica mais fácil mensurar o que realmente deu certo e o que não deu.

Estratégias “Pull e Push”

Mesmo online, você precisa saber como abordar o seu público-alvo. Para isso, existem duas estratégias em marketing que podem ajudar a aproximar-se de seus leads: pull e push. Entenda o que são:

  • PUSH: traduzindo para o português, push significa “empurrar”. O Push Marketing é mais conhecido como o marketing direto e, de modo geral, nesta estratégia você cria ações para levar/empurrar o produto até o consumidor por meio de campanhas, anúncios e ofertas. Como acontece em grande parte das campanhas de Black Friday.

No entanto, você pode utilizar esta estratégia para gerar mais visibilidade de marca e conseguir mais conversões para o seu negócio.

  • PULL: traduzindo para o português, pull significa “puxar”. Diferente do push, no Pull Marketing o foco das suas ações é atrair o consumidor para o seu produto. Você pode usar esta estratégia tanto no início como após a campanha, pois um dos objetivos é a fidelização de clientes.

A ideia é criar uma relação de confiança com os consumidores e fazer com que eles procurem a sua empresa.

Aposte no E-mail Marketing

Suas ações de marketing para Black Friday podem ser aplicadas em qualquer canal: Instagram, Facebook, LinkedIn, e também e-mail marketing. Segundo dados do Marketing Sherpa, cerca de 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por e-mail do que via redes sociais. Por isso, você pode apostar nesse canal!

Definidas as ofertas e produtos para a divulgação, crie um conteúdo atrativo, coerente e com CTAs (Call to Action) que vão fazer o consumidor querer abrir o e-mail e comprar o seu produto. Segundo dados do Convince & Convert, cerca de 35% dos destinatários abrem um e-mail considerando apenas o assunto. Este é um dado que mostra que o conteúdo é muito importante para sua estratégia dar certo!

Para criar títulos bons, você pode utilizar a técnica de influência da “escassez”, por exemplo. Como: 

  • Só até amanhã…
  • Oportunidade única…
  • Últimas horas para adquirir seu produto…

Apenas tome cuidado com as palavras que podem levar o seu e-mail para a caixa de SPAM. Palavras como “desconto”, “grátis” ou palavras em caixa alta.

Crie Landing Pages

Além do e-mail marketing, crie uma Landing Page para ter acesso às pessoas interessadas na sua oferta e produto. Você pode aproveitar a ferramenta para chamar a atenção de consumidores de maneira fácil e barata, e além disso utilizar os dados cadastrados para aumentar sua base e criar estratégias para o pós-black friday.

A Black Friday acabou, e agora?

Embora a ideia das promoções seja para acontecer apenas na última sexta-feira de novembro, algumas lojas antecipam as campanhas com o “Esquenta Black Friday”, outras fazem a campanha durante o mês inteiro e outras ainda continuam com as ofertas, mesmo após a data, estendendo para o próximo mês. Mas como manter as vendas ativas no pós-black friday?

  • Mensure dados: Acompanhe as métricas e avalie os resultados de toda a campanha. Quantas pessoas foram impactadas pelo seu produto? Quantas realmente compraram? Quais produtos foram mais vendidos? Faça uma análise de todos os dados obtidos durante a campanha para saber o que deu certo e o que não deu, assim fica mais fácil criar um novo planejamento para reter e fidelizar seus clientes/consumidores.
  • Cross Selling: Assim como Pull e Push, também existe a estratégia de marketing “Cross Selling”. De acordo com a mensuração dos dados obtidos na campanha, faça um cruzamento de vendas com os produtos que mais foram vendidos, com produtos similares e que podem chamar atenção de quem comprou. Por exemplo, se uma pessoa adquiriu um tênis da Nike para treino, ofereça uma camisa de treino da mesma marca ou outros acessórios semelhantes, como bermuda e garrafas d’água.

Você pode contar com a Virtual Jam para te ajudar nas ações de marketing na Black Friday e potencializar sua marca no digital, com estratégias para todo tipo de campanha e negócio. 

Afinal, VJam sabe!

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