Metaverso: A realidade virtual anunciada por Mark Zuckerberg vai flopar ou bombar?

O mundo recebeu recentemente a notícia da chegada do metaverso na vida humana. Contudo, o que podemos esperar dessa nova realidade? E mais, onde o Marketing Digital vai se encaixar com tudo isso?

A realidade virtual permitiu a chegada do metaverso, último grande anúncio feito por Mark Zuckerberg, criador do Facebook.

O que é o metaverso?

Numa definição simples, o metaverso utiliza a realidade aumentada para amplificar a experiência virtual, nos inserindo nela através de um equipamento específico: os óculos VR.

Imagine situações como ir ao supermercado, provar uma roupa, ou simplesmente conferir um cardápio de um restaurante em tempo real, sem sair de sua casa! Parece loucura, não é? Mas são realidades muito possíveis através do metaverso.

blank
Surprised african american young woman touching experiencing VR helmet. Portrait toned in blue filter

Qual o impacto desse universo virtual na nossa vida cotidiana?

O impacto está na forma que a gente interage entre as nossas relações humanas. Uma vez que estamos habituados a usufruir de tal serviço ou produto, estando fisicamente presente com a realidade virtual, você vai precisar simplesmente estar conectado a alguma rede de internet e possuir os óculos.

A maneira como iremos passar a consumir informações, conteúdos, gastar nosso tempo de lazer, será diretamente modificada.

No campo do Marketing Digital, haverá uma grande mudança?

É muito cedo para termos alguma afirmação sobre como será a atuação do metaverso com empresas/marketing digital, uma vez que ainda não temos uma projeção se o “meta” será mais focado para o entretenimento ou para algo mais estratégico entre as empresas.

Porém, uma coisa é certa: ele vem para ficar!

A realidade aumentada é uma bênção ou uma maldição?

Tudo que é novo sempre vai gerar mais insegurança, porém, em se tratando da tecnologia e das novas gerações, temos um cenário muito dinâmico. No momento, não é prudente dizer que essa inovação vai mudar nossas vidas da noite para o dia.

Entretanto, é inegável dizer que as relações humanas estão cada vez mais distantes do que já foi um dia. Novos horizontes estão sendo descobertos, conforme sabemos mais sobre este novo universo.

Conclusão

Por ora, vamos ter que esperar mais detalhes de como será essa aplicação do metaverso na prática. Ainda existem mais perguntas do que respostas, mas é importante já termos a perspectiva que o mundo tecnológico está caminhando para uma nova era.

E você, está preparado para o metaverso?

× Como posso te ajudar?