Métricas do Marketing Digital: como alcançar resultados melhores?

Entenda como funcionam as métricas do marketing digital para obter melhores resultados em anúncios online. CPC, CPA, CPM, CPL ou CTR? Descubra qual se identifica com o seu objetivo.

Quando se faz um anúncio na internet, é importante ter em mente que a estratégia deve partir da necessidade do consumidor e do seu objetivo. No entanto, para alcançar melhores resultados, é preciso entender os canais, métricas e conhecer as melhores maneiras de medir um investimento no digital.

“Para entender a estratégia, tem que entender qual o momento atual da empresa, o que ela quer atingir como situação futura e qual o plano que ela vai fazer para ir da situação atual à que ela objetiva. Não existe estratégia sem o conhecimento desses três pontos”, diz Pedro Arthur Nogueira, diretor de marketing da VJam.

Para isso, a Virtual Jam vai te explicar, de forma simples, tudo o que você precisa saber sobre os anúncios online no cenário atual e  como você pode trabalhar com as métricas do marketing digital para aproveitar ao máximo os anúncios pagos.

CPC, CPA, CPM, CPL e CTR: o que são?

Custo por Clique (CPC): O custo por clique, ou cost per click, é uma das métricas mais populares no Marketing Digital, graças ao Google AdWords – também conhecido como Google Ads. Por meio do CPC, é possível estimar os custos e mensurar o desempenho de anúncios pagos.

Com esta métrica, você só pagará quando o seu anúncio receber cliques, ou seja, quantos usuários acessaram e clicaram na sua campanha. Se o seu objetivo é obter maior tráfego no site, por exemplo, o CPC é a métrica indicada para suas estratégias.

Custo por Aquisição (CPA): O custo por aquisição é outro meio de pagamento de anúncios online, também oferecido pelo Google Ads. Neste caso, o anunciante só paga quando há uma conversão em seu site, ou seja, você paga pelo resultado obtido.

Ao escolher esta métrica, automaticamente, o anunciante estará automatizando a campanha/anúncio. No entanto, esse tipo de precificação é mais indicada para empresas que possuam um budget alto em relação aos produtos, custos de venda ou clientes.

Custo por Mil (CPM): A sigla CPM significa custo por mil impressões. Esta métrica representa o quanto você gasta a cada mil impressões em um anúncio, ou seja, número de vezes que a sua campanha foi exibida aos usuários na internet.

O CPM é mais utilizado em sites que tenham um tráfego maior, como portais de notícias ou blogs. A estratégia é mais indicada para empresas e marcas de médio e grande porte.

Custo por Lead (CPL): O Custo por Lead, ou custo por lead qualificado, representa o quanto uma empresa paga, em média, por cada Lead conquistado. Isto é, o valor investido em sua campanha e quantas pessoas foram atraídas pelo seu produto.

Por meio desta métrica, é possível compreender o que está sendo financeiramente eficaz, o que você pode fazer ou modificar para aumentar a performance do seu negócio.

Click Through Rate (CTR): Também conhecido como Taxa de Cliques, o CTR é um dos principais indicadores do Marketing Digital e uma métrica importante para avaliar o desempenho e eficiência de uma campanha. Isto é, por meio desta métrica é possível analisar a relação entre o número de cliques e de visualizações do anúncio.

O CTR é um indicador que toda empresa e anunciante deve conhecer. Além de avaliar a relevância e desempenho do anúncio, também influencia no custo por clique. Quanto maior o CTR, menor o CPC.

A escolha da métrica pode impactar o seu negócio

“Interessante a gente usar essas técnicas, essas métricas padrão de Facebook, do Google, do Linkedin, e construir um racional, construir uma lógica de avaliação para ver se estamos, efetivamente, medindo nossos objetivos”, explica Pedro.

Antes de produzir qualquer propaganda, seja online ou offline, é preciso ter planejamento para ajudar nas tomadas de decisões, como a escolha de uma métrica. Se você faz um anúncio online e escolhe uma métrica errada para mensurar seus resultados, a sua estratégia também vai dar errado, pois tudo está diretamente ligado, desde o investimento à mensuração.

“Em uma métrica, sempre temos que olhar se está de acordo com o objetivo ou negócio”, explica José Florence (Zeca), diretor de planejamento e operações da Virtual Jam. “Eu não vou analisar o Custo por Clique (CPC), se eu quero que o meu vídeo tenha mais visualizações. Eu vou analisar o CPV (Custo por Views)”, exemplifica. 

Optando pela métrica mais adequada ao seu negócio e objetivo, é possível medir o investimento de maneira mais assertiva e encontrar soluções personalizadas para aumentar os resultados e vendas de um produto.

Para Pedro, a grande sacada em trabalhar com métricas é desenvolver o seu lado analítico e fazer um cruzamento. “O que não posso deixar de lado é, justamente, essa interação entre os indicadores, as métricas e objetivos”, conta. Em seguida, exemplifica: “O CPC sozinho vai me dizer uma coisa, só que se eu misturar o CPC com o CPA, CPM e, principalmente, CTR, eu tenho uma lógica analítica que me permite entender muito melhor como a empresa está trabalhando e como tenho que criar ações para melhorar o meu plano”.

Anúncios online na pandemia, vale a pena investir?

O impacto da pandemia do novo coronavírus afetou vários setores do mercado, inclusive o marketing digital. Apesar de haver um declínio e corte nos investimentos em anúncios pagos, segundo dados do IAB AD Spend 2020, a publicidade digital deve crescer 13% em relação ao ano passado. Então, como as empresas podem otimizar os investimentos e atingir um público maior em tempos de crise e pandemia?

Zeca aponta que a questão não é atingir o maior número de pessoas, mas sim atingir o maior número de quem tenha mais propensão em comprar o produto. Fazendo isso, é possível otimizar os recursos, mesmo em tempos difíceis. Além disso, é importante conhecer o seu público e saber transformar dado em informação.

“Hoje em dia, o dado vale mais do que qualquer coisa. Se eu tenho o dado do meu cliente, eu consigo otimizar e preparar uma propaganda personalizada. Isso, cada vez mais, gera o aumento de propensão à compra”, explica Zeca.

Se você quer alcançar melhores resultados em suas campanhas no digital, lembre-se de alinhar as métricas ao seu objetivo, planejamento e jornada do consumidor. Para isso, você pode contar com a gente para desenhar ótimas estratégias e aumentar a performance do seu negócio!

Afinal, VJam Sabe!

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