Transformação digital nas empresas

Marketing Digital - Performance Vendas

 Marketing Digital - Performance Vendas

Como enfrentar os desafios para alcançar a transformação?

A transformação digital já não é mais novidade, mas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Confira os 4 desafios da transformação digital para as organizações e saiba o que é necessário para enfrentá-los. 

Apesar da transformação digital já ser uma realidade na vida das pessoas e de muitas empresas, ainda há quem acredita que esse “fenômeno” seja válido apenas para as organizações que são diretamente ligadas à tecnologia. Pelo contrário, todo e qualquer segmento deve acompanhar essa transformação ou correrá o risco de ficar para trás.

Cerca de 70% dos brasileiros estão conectados à internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa feita pelo TIC Domicílios no ano passado, em 2019. Por isso, fazer com que a sua empresa passe pela transformação digital, aumentam as chances de atingir o seu público-alvo e gerar cada vez mais resultados. É quase impossível fugir desse fenômeno.

Segundo dados levantados pela Brasscom, as tecnologias de transformação digital devem movimentar por volta de R$ 250 bilhões até 2021, envolvendo programas voltados para Big Data, Internet das coisas, Inteligência Artificial, Machine Learning e Segurança da Informação.

Fazer parte da digitalização é a realidade de muitas empresas brasileiras; passar pela transformação digital demanda diversos aspectos e com eles alguns desafios:

1 – Onde e em quem investir

Deve-se ter em mente que para que a transformação digital aconteça de forma eficiente, assertiva e inteligente, além de ferramentas, também é fundamental a participação de pessoas e especialistas no assunto. 

O indicado é investir na capacitação e conhecimento do seu time para se habituar a um assunto que pode ser desconhecido para muitos, principalmente às gerações anteriores à internet. Assim, faça com que toda a sua equipe também participe dessa transformação digital com um alinhamento estratégico e integração de grandes especialistas no digital.

2 – Segurança Digital

Segundo uma pesquisa, em 2018, do Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, o Brasil é um dos países que menos se preocupam com a segurança das informações digitais. 

Não levar a sério a segurança digital, pode submetê-lo a ataques cibernéticos e perda de arquivos importantes. Por isso, para uma transformação digital, estabeleça medidas de proteção como sistema de nuvem, senhas fortes e/ou políticas de segurança digital para garantir que a sua empresa esteja protegida contra imprevistos, ataques de hackers ou criptografia de dados.

3 – Mensurar resultados

Leve em conta que, para otimizar toda a companhia e fazê-la crescer nesse ambiente digital, é fundamental que esteja aberta a novas mudanças, incluindo a própria mensuração de resultados. Outro desafio na transformação digital é entender quais resultados estão sendo gerados para a empresa e como o investimento pode trazer retorno. 

Considere diferentes indicadores para esse processo, como a redução de custos, encurtamento do breakeven, lucro e satisfação do cliente. O ideal é desenvolver uma estratégia que atenda às necessidades de inovação e utilizar KPIs para compreender melhor os resultados obtidos.

4 – Acompanhar tendências

Novas tendências surgem no mercado a cada momento e são essenciais para aplicar dentro das organizações. O desafio é estar preparado para incorporar essas tendências e conceitos, como Internet das Coisas ou Inteligência Artificial, para agilizar os processos corporativos. É importante ficar por dentro de tudo o que acontece nesse meio, transformando isso em algo relevante para os negócios.

Por isso, as empresas devem estar abertas às mudanças com a transformação digital, a fim de que novas tendências sejam incorporadas, demonstrando o valor e a importância.

Marketing Digital - Performance Vendas

Esteja pronto para a transformação digital!

Como o próprio nome diz, é importante estar pronto para mudar a sua organização. Entenda e saiba em que patamar a sua empresa está em relação ao digital e avalie como as tecnologias vão influenciar o seu negócio. Para isso, a VJam pode ser o seu braço direito na ajuda da transformação digital, enfrentando os desafios de forma prática, inteligente e eficaz. 

Afinal, a VJam conhece esse mundo digital como ninguém!

Leave a Comment

× Como posso te ajudar?