Black Friday 2023: dados e insights para saber como se preparar!

A Black Friday deste ano promete ser um marco de crescimento digital!

Em setembro, um evento exclusivo do Google reuniu os maiores especialistas e líderes da indústria, proporcionando um mergulho profundo nas tendências, dados e estratégias da BF2023.

Por isso, hoje trazemos em nosso blog alguns insights para aproveitar a data comercial mais importante do ano!

Por quê e como participar da Black Friday 2023?

Em 2023, as buscas por Black Friday devem crescer 24%. Este dado ressalta a importância de diversificar as estratégias de marketing, explorando novos nichos e oportunidades.

A heterogeneidade de ofertas disponíveis exige estratégias diversificadas e bem direcionadas, garantindo que os produtos certos sejam destacados para o público certo.

Competitividade por categoria durante a Black Friday

Você já percebeu que alguns produtos são mais fáceis de encontrar – tanto em estoque – quanto em relação ao custo-benefício? Isso acontece porque existe uma linha de competitividade entre as categorias, veja abaixo.

Baixa: Alimentação, games, livros, limpeza, pet, automotivo, bebidas, instrumentos musicais, papelaria e brinquedos.

Média: Casa e construção, decoração, informática, perfumaria e cosméticos, câmeras e filmadoras, moda, esporte e lazer, e telefonia.

Alta: Infantil e Bebê, cameba, utilidades, móveis, beleza e saúde, áudio, ar e ventilação, TV e vídeo, eletroportáteis e eletrodomésticos em geral.

Além disso, as categorias de destaque durante a Black Friday são quase sempre as mesmas: Roupas e acessórios (46%), beleza e perfumaria (41%), eletrodomésticos (35%) e celulares (35%).

Fábio Garcia, líder de segmento de varejo do Google no Brasil, destacou que o perfil de consumidores para 2023 é bastante variado, o que possibilita diferentes caminhos para a estratégia da sua empresa. 

Dois em cada três consumidores planejam fazer compras na Black Friday, por isso é importante focar nas categorias de maior interesse e prestar atenção nas características desejadas pelos consumidores. Destes, 48% querem os preços mais baixos, 37% procuram qualidade dos produtos, 27% pensam na confiabilidade da loja e no custo do frete, 22% preferem o parcelamento sem juros, enquanto 21% conferem os cupons de desconto e o tempo de entrega, e 19% a variedade de produtos.

Em relação às perspectivas de compra, a pesquisa constatou que:

  • 50% acredita na melhora da economia
  • 68% acredita no aumento do poder de compra
  • 67% pretende comprar na Black Friday em 2023
  • 39% economizando para a Black Friday.
  • 55% estão abertos a compras.
  • 15% querem comprar muitas coisas.
  • 46% são precavidos, com 19% comprando apenas com descontos significativos e 53% preferindo economizar.

Como investir?

A escolha entre uma abordagem de massa ou ofertas personalizadas é crucial para atingir o público que você deseja. Por isso, trabalhar múltiplas jornadas na Black Friday garante que cada cliente seja impactado com máxima eficiência.

O planejamento da sua campanha

A antecipação é crucial na sua estratégia, que deve ter foco em diferentes categorias em diferentes momentos, desde um mês antes até o próprio dia da Black Friday. Este planejamento eficaz vai garantir que a sua empresa esteja pronta para atender à demanda. Geralmente, as categorias e os tempos de campanha são divididos da seguinte forma:

Com 1 mês ou mais de antecedência: foco em casa, como TV’s, eletrodomésticos, móveis, celulares, eletroportáteis e computadores. 

De 3 a 1 semana antes: foco em uso pessoal, como livros, calçados, roupas, artigos esportivos, decoração, cama e banho, perfumes, brinquedos, games, beleza e perfumaria.

3 dias antes ou no dia da Black Friday: foco em artigos para animais de estimação, bebidas, fraldas e itens de bebê, bem como alimentos.

Além disso, você também pode aproveitar a Cyber Monday (segunda-feira pós Black Friday), para estender as promoções e fazer a conversão de clientes que, por algum motivo, não conseguiram comprar no dia “oficial”.

Participar desse evento pontual é uma ótima opção para marcas e consumidores, mas ambos devem estar atentos às estratégias de marketing adotadas, para conseguir aproveitá-la da melhor forma. 

Aqui, o nosso time de especialistas em marketing digital está pronto para ajudar sua empresa a marcar presença na data comercial mais importante do ano. Entre em contato com a VJam e descubra como podemos impulsionar suas vendas na Black Friday de 2023!

Fonte: Pesquisa Black Friday Brasil (Google/Offerwise)

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