ChatGPT: ferramenta ou o substituto da função de copywriter?

Até onde o ChatGPT é um ótimo recurso automático? Seria ele uma ferramenta ou substituto?

Muito se comenta e discute a respeito desse recurso, que anda em alta devido à sua alta versatilidade.

O OpenAI ou ‘ChatGPT’

A mais popular dessas, no momento, é a chamada OpenAI – ou ChatGPT, para os íntimos.

Se você não a conhece, ela é uma ferramenta que se enquadra no que chamamos de ‘chatbot’.

Os chatbots são vistos comumente como um canal de atendimento cujo propósito é sanear as dúvidas dos consumidores.

No entanto, o ChatGPT é um chatbot ‘aberto’. Não é atrelado a uma só empresa, nem pessoa física, portanto pode ser utilizado por qualquer pessoa que o acesse e se cadastre.

A interface é simples: um chat. Isso mesmo, você insere a pergunta (ou dá ordens), e ele executa, provendo a resposta em formas diferentes; seja fornecer listas, textos corridos, poemas, piadas – você é quem manda.

Por isso, é perceptível que essa seja uma ferramenta extremamente capaz.

Mas, ela só é capaz de sintetizar respostas resumidas e que fornecem um contorno geral a respeito de um assunto… o que significa que é o usuário quem define a estratégia e como é utilizada a informação provida – coisa em que o ChatGPT não é eficiente.

O ChatGPT e sua função para os copywriters

Sendo uma ferramenta muito eficiente para reunir informação bruta, o ChatGPT provavelmente se faz extremamente útil para copywriters que desempenham tarefas simples de execução. 

Por exemplo, a de pesquisar e, então, montar uma lista de inquéritos mais frequentes no ChatGPT – como a que exportamos diretamente dele a seguir:

“Como o ChatGPT é treinado em vários tópicos, alguns dos inquéritos mais frequentes incluem:

Perguntas de definição: o que é [termo específico]?

Perguntas sobre tecnologia: como funciona [dispositivo ou aplicativo]?

Perguntas sobre história: quem é [personagem histórico]?

Perguntas sobre entretenimento: quem é [ator ou atriz]?

Perguntas sobre viagens: como chegar a [local]?

Perguntas sobre notícias: o que aconteceu com [evento atual]?

Perguntas de tradução: como se diz [palavra] em [outra língua]?

Esses são apenas alguns exemplos, mas o ChatGPT está treinado para responder a uma ampla gama de perguntas em vários tópicos.”

Perceba que a maioria das perguntas feitas tem a intenção de auxiliar o conhecimento do usuário – que é a capacidade mais utilizada de produtores de conteúdo textual, como os próprios copywriters e redatores.

A vantagem proporcionada pelo ChatGPT é a da agilidade, mas não na produção de conteúdo de forma direta. Não é mais necessário peneirar páginas do Google para sintetizar sua base de conhecimento, agora é possível se informar muito mais eficientemente.

No entanto, nenhum benefício vem sem os seus detalhes mais velados…

O quão autoral é aquilo que se obtém pelo ChatGPT?

Na VJam, nós percebemos que, através do uso da ferramenta por um período de tempo, com a intenção de obter informações sobre meios muito técnicos (jurídico, por ex.), o ChatGPT tem dificuldades para se manter coerente e fluido.

E o problema começa pelas respostas extremamente “quadradinhas”, que não apresentam um esforço criativo considerável pelo código da ferramenta. Ela é capaz de escrever piadas (muito ruins) e até poemas metrificados (mas, sem o brilho, sem a alma), e até posts, mas tudo parece… “quadrado”.

Por isso, a VJam sente que essa ferramenta é melhor reservada para consultas e sínteses técnicas mais simples. 

Sem alguém capaz de elaborar um planejamento, que tenha noção do que é SEO/SEM, cronogramas flexíveis e de atender às necessidades do consumidor, tudo fica quadrado demais e sem o sentimento de que há alguém capaz de incorporar um viés e aplicá-lo.

E esse não é o nosso jeito. Não acreditamos que o ChatGPT possa substituir redatores e copywriters por, simplesmente, ser capaz de sintetizar textos a respeito de algo em pouco tempo. 

Principalmente porque, quando inquirida sobre suas fontes, a ferramenta não nos fornece nomes ou obras as quais seja possível referenciar e atestar a sua originalidade.

Quer ver? Perguntamos ao ChatGPT as fontes que utilizou para compor algo e obtivemos a seguinte resposta:

“[…]sou treinado por OpenAI usando dados da web e fontes variadas, como artigos de notícias, livros, sites de informações, entre outros. No entanto, não há uma lista específica de fontes que eu usei para compor essa resposta em particular[..]”

Mas, que artigos? Mas, quais livros e que edições? Qual o endereço destes sites? Ele não transparece que o texto escrito seja autoral, muito menos mostra-se sensível às variáveis determinadas nas ordens dadas ou nas perguntas feitas.

Conclusão

Refletindo, acreditamos que o ChatGPT possa ser uma excelente ferramenta informativa, que auxilia redatores, copywriters e demais posições do atendimento — mas que não é o suficiente para automatizar todo o processo criativo, principalmente pela falta de transparência autoral.

Então, faz-se indispensável a inteligência humana, e o tato que vem por trás da mesma, que vai tornando possível o alcance das personas interpretadas pela equipe de criação.

É o ser humano que é capaz de interpretar as dores e necessidades, no fim das contas, sintetizando a atratividade de uma marca ou produto de maneira criativa e sensível, fornecendo transparência quando se faz necessário.

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