Considerar a Experiência de Usuário no Marketing Digital é possível?

Experiência do usuário, ou UX, é um conceito que prioriza a acessibilidade, eficiência e o fluxo descomplicado para um lead ou cliente interagir com algo; sites, CRM, redes sociais, SAC e muitos outros canais próprios ao consumidor.

Porém, sabia que é possível trazer essa otimização para além de apenas apps melhores e mais assertivos ou um sistema de atendimento aprimorado com chatbots?

Experiência de usuário com marcas: redes sociais importam!

Hoje, tendo recursos como marketplaces incluídos em redes sociais, muito se tornou possível de ser realizado na jornada de interação do consumidor com a sua marca.

Por vias de acesso mais fáceis, como o próprio marketplace do Instagram, o produto já pode ser comercializado com muito menos passos até que o negócio seja feito.

Mas… tem um porém. Visto que é preciso um certo nível de convencimento para fechar um novo negócio ou compra, e todos os negócios digitais são impessoais, é preciso convencer por meio da acessibilidade do produto e eficiência dos textos na sua plataforma!

Isto também é incluído no trabalho para construir a presença da sua marca, uma vez que marketplaces e outras plataformas são um canal de comunicação também!

E aí é que entra o seu trabalho de WPO, Mapeamentos e Pesquisas!

Marcas que não investem em presença falham no UX

É claro que marketplaces são um ótimo canal para vender, mas sua marca não nasceu no marketplace — é preciso pensar na confiabilidade dela antes de inserir produtos e serviços no meio digital.

Isso começa no seu site, com análise de dados e pesquisas que apoiem a construção de uma visão de mercado, presença institucional na internet para rankeamento e muito mais etapas.

Porém, pensando que é preciso construir a experiência do usuário com a marca, o site e os canais fixos são fontes de informação de políticas, protocolos, dados institucionais e muitos outros conteúdos que fortalecem a integridade da sua imagem na web!

A chave para o bom UX está em otimizar: tornar as mensagens, interações e etapas menos frustrantes, mais transparentes e altamente atrativas. E o bom UX aplicado gera mais satisfação com a sua marca — que pode ser convertido em mais resultados via marketplaces ou conversões de remarketing! 

Isto é, desde que aplique a mesma linguagem e planejamento desde o WPO…

A boa experiência do usuário no marketing digital constrói oportunidades!

É preciso entender que nem sempre a venda é efetuada e tá tudo bem! Nem sempre o que temos a oferecer é o que atenderá uma demanda!

Mas isso não quer dizer que você jamais vá vender algo à mesma pessoa que desistiu de outro produto. Por isso, os caminhos interativos — como os das redes sociais — são um dos melhores para retrabalhar um lead.

Afinal, o lead sabe que você não tem o produto que ele precisa, mas tem aquele outro produto que possa satisfazer alguma outra necessidade ou a de conhecidos!

Por meio de sistemas mais interativos, como google ads, até mesmo da monetização de reels de Instagram, o lead pode vir a saber de oportunidades mais atrativas ao seu perfil — o famoso conteúdo “sob-medida”. 

Nos seus canais, é preciso ter conteúdos que também tragam ofertas e reconhecimento de outros produtos para clientes que já interagiram com a sua marca, mas inteligentemente, para saber qual outra necessidade de consumo você pode atender!

Isso é o que chamamos de um bom remarketing!

Analisar a experiência do usuário é um trabalho demorado, mas frutífero!

Pode parecer uma tarefa simples, mas isso tudo que você aprendeu pode demorar meses até que aconteça — afinal, análise de dados, planejamento de web e gestão de ads são etapas complexas.

Mas nisso a Virtual Jam pode te ajudar! Já pensou em ter um marketing com a capacidade de aplicar a otimização do seu site, de trabalhar a jornada do lead, agregar conteúdos relevantes e criar caminhos ao produto dentro dos seus canais?A gente já! Vem bater um papo com a VJam e tenha mais custo e  benefício na sua gestão de marketing enquanto otimiza os caminhos dos seus leads!

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