Marketing de influência: O poder da autenticidade

Marketing, algoritmo e autenticidade

No marketing de influência, um dos maiores desafios para a criação de conteúdo é trazer autenticidade enquanto trabalha em favor do algoritmo. 

E, com a alta competitividade no mercado, conquistar o público sendo totalmente autêntico na sua estratégia de marketing é uma tarefa difícil — mas, é muito possível se destacar e trazer algo totalmente novo e autoral para suas redes sociais! 

Como fazer para ser diferenciado no marketing? 

É importante reforçar a ideia de que não é uma tarefa fácil, mas não é impossível!

Você já se deparou com algum tipo de conteúdo em suas redes sociais totalmente diferente do que você está acostumado a ver? 

Foi sobre isso que “Esse Menino”, humorista e roteirista, falou no Rio2C

Em 2021, viralizou no Tik Tok e Instagram ao apresentar um conteúdo que ainda não tinha visto. 

O vídeo, ironizando o Governo Federal com o nome da vacina “Pfizer” da Covid-19, ganhou uma grande proporção, ficando por bom tempo na mente das pessoas devido à sua autenticidade na mensagem, na sua mira fixa ao público-alvo desejado e na crítica muito bem posicionada na janela de tempo em que deveria ser inserida. 

O que Esse Menino desvenda estar por trás da sua eficiência na viralização é apenas “autenticidade”! Comenta, por exemplo, exemplificando como é possível chegar a ela: 

“Quando você não respeita o criador, a relação fica complicada. Então, é importante a publicidade começar a olhar para como podemos trabalhar de maneira mais sinérgica”

Dicas de como buscar ser mais autêntico em seus conteúdos:

  • Não dificulte o seu conteúdo para parecer mais avançado, pois as pessoas gostam de conteúdos objetivos e fáceis de entender! 
  • Não faça um conteúdo muito grande!

            Além disso, é um grande engano acreditar que conteúdos muito grandes interessam às pessoas, muito pelo contrário!

  • Faça algo exclusivo no seu marketing! Fale sobre assuntos poucos falados ou até mesmo assuntos em alta, porém, com uma ótica avançada.
  • Seja diferente. Busque inovações e procure conhecer mais sobre o que a audiência gosta de consumir
  • Promova um diálogo, mesmo que indireto, e faça as pessoas falarem, ou comentarem na mídia, sobre aquele assunto abordado.

Quer conhecer mais sobre esses pontos e saber como a comunicação digital eficiente é tão importante para viralizar? Pega essa dica de leitura para sentir o impacto disso, onde o nosso CEO, Pedro Nogueira, comenta:

“As redes sociais espelham nossa sociedade e maximizam tudo o que há nela, seja bom ou ruim. O conceito de engajamento é medido a partir do volume de interações que algum conteúdo tem nas redes sociais digitais, sendo positivo ou negativo”

Esse Menino, de acordo com o argumento do Pedro, também aborda um contexto que é passível de ser compreendido como negativo ou caçoador de uma situação, mas acaba tendo impactos positivos devido à maneira cômica e autêntica usada para realizar esse conteúdo!

E, nas agências de marketing, como é que fica? 

Quem trabalha em agências de marketing sabe que o briefing é uma das coisas mais importantes para o criador de conteúdo. 

Por isso, se o briefing é entregue com atenção, abre diversas possibilidades para o criador mostrar quem ele é, colocar isso em sua rotina na agência, aplicar diversas estratégias que estão, na maioria das vezes, “fora da curva” do marketing e gerar a tão esperada autenticidade! 

Esse Menino também comentou sobre isso, por exemplo, nesta declaração: “Quando o briefing é correto, o criador pode ser ele mesmo!”

Veja mais assuntos como esse em nosso blog: https://vjam.com.br/blog/ 

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